Formação prepara professores para uso do Wikipédia em sala de aula

O Instituto Anísio Teixeira recebeu, nesta segunda-feira (22), os voluntários da Fundação Wikimedia para a realização da formação “Apresentação das possibilidades de uso da Wikipédia na sala de aula como ferramenta de ensino”, que visa capacitar os professores da rede pública de educação para a utilização da ferramenta e, também, estimular os estudantes para a produção colaborativa de conteúdos.

Voluntário da Fundação Wikimedia na Bahia, Lucas Teles, contou sobre o objetivo dessa parceria. “O objetivo é que os alunos possam começar a utilizar o Wikipédia em sala de aula, ou seja, eles se tornariam produtores de conteúdo da plataforma e que isso seja uma atividade da escola, capaz de gerar um conteúdo acessível a todos”, disse Lucas.

“Eles vieram compartilhar seus conhecimentos sobre como utilizar esses projetos da Wikipédia e, também, como podemos nos tornar colaboradores desse projeto para que as nossas produções possam ser acessadas por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo”, afirmou Yuri Wanderley, coordenador do Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais – Rede Anísio Teixeira. “A nossa intenção é que ela possa se transformar em uma formação que o IAT possa disponibilizar para os estudantes e professores da rede pública de educação e dos outros projetos culturais da gente”, completou.

Fundação Wikimedia

A Fundação Wikimedia é uma organização beneficente, sem fins lucrativos, dedicada a incentivar a produção, desenvolvimento e distribuição de conteúdo livre e multilíngue e a disponibilizar ao público, integralmente, esses projetos baseados em wiki de forma totalmente gratuita. A Wikimedia Foundation opera alguns dos maiores projetos de referência editados colaborativamente em todo o mundo, incluindo Wikipédia, um dos 10 sites mais visitados.

 

Notícias Relacionadas