Debates sobre educação e tecnologia norteiam 1º Inovatec

Palavras-chave:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As inovações pedagógicas e as tecnologias educacionais, bem como suas transformações no processo de ensino e de aprendizagem, deram a tônica na abertura do 1º Congresso Baiano de Inovação e Tecnologia na Educação (Inovatec), nesta terça-feira (29/11), em Salvador. Promovido pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), o encontro reúne, até quarta-feira (30/11), mais de 200 pessoas, entre estudantes, educadores, gestores e representantes das instituições de ensino superior. O evento está sendo transmitido, a partir do IAT, para todas as 32 salas de videoconferência em todo o Estado da Bahia, através do Portal da Educação (educadores.educacao.ba.gov.br/videoconferencia).

Confira a programação >> www.educacao.ba.gov.br/inovatec

 

A palestra “Tecnologias participativas e ensino do futuro”, proferida por videoconferência, pelo professor Dr. João Carlos Relvão Caetano, direto da Universidade Aberta de Portugal abriu a programação, sendo seguida pela palestra “Transformações nas formas de ensinar e aprender: das inovações tecnológicas às inovações pedagógicas”, do professor Dr. Daniel Mill, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). A programação ainda contou com o lançamento do livro “Educação a Distância – impacto nos planos profissional e pessoal”, da professora e coordenadora do Centro Estadual de Referência do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Cemitec), Letícia Machado, e com mesa redonda “Inovações e Tecnologias na Educação: o que levar para sala de aula?”.

 

Fotos: Roberta Rodrigues/IAT

Para o diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira, Severiano Alves, é fundamental que estudantes e educadores se apropriem das tecnologias educacionais. “Não podemos pensar numa educação distante da tecnologia. Por isso colocamos em nossa nova política de formação a questão das utilização mídias e tecnologias educacionais na sala de aula”, frisou. Hoje o IAT disponibiliza para estudantes e professores, o Ambiente Educacional Web (ambiente.educacao.ba.gov.br), que conta com mais de 5 mil conteúdos educacionais digitais, o Blog do Professor Web e Professora Online, além de um ambiente colaborativo de aprendizagem (niava.educacao.ba.gov.br).

“A tecnologia perpassa todos os aspectos da nossa vida. Nós precisamos estudar, pesquisar e entender como elas poderão, de fato, contribuir para uma melhor qualidade na educação”, disse a diretora de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do IAT, Kátia Ramos.

Para o coordenador da Rede Anísio Teixeira, Yuri Wanderley, esse é um momento importante e de muito aprendizado para todos os participantes. “Nosso desafio é encontrar meios e formas para que a tecnologia ajude a melhorar a qualidade da nossa educação pública”, completou Yuri. A programação do Inovatec terá continuidade nesta quarta-feira (29/11), a partir das 8h30, com palestras, mesas redondas e exposições e compartilhamento de experiências pedagógicas.

 

 

Notícias Relacionadas