Feira marca abertura do Clube de Ciências em Simões Filho

Fotos: Roberta Rodrigues

 Estudantes e educadores do Colégio Estadual Hermes Miranda do Val, em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, realizaram nesta quinta-feira (18/08), a Feira de Ciências da unidade escolar, que serve como etapa de submissão de projetos para a Feira de Ciências da Bahia (Feciba). Ao todo, 15 projetos foram expostos no evento que também marcou o início das atividades do Clube de Ciências da Escola. Idealizados pelo programa Ciência na Escola, os clubes buscam despertar nos estudantes, a construção do conhecimento cientifico, estimulando o interesse pela pesquisa estudantil.

“Eu me surpreendi muito com essa feira hoje, porque os estudantes apresentaram projetos belíssimos e isso só me motiva a, cada vez mais, continuar incentivando e despertando esse interesse pela ciência”, ressaltou a coordenadora do Clube de Ciências da escola, Milena Lima.

Com o projeto Grupo de Apoio e Conselhos (GAC), a estudante Rayssa Rodrigues, que cursa o 7° ano, irá representar o Brasil na Be The Change Conference, que acontece no mês de dezembro, em Pequim, na China. O GAC, que também foi destaque na feira, é composto por um grupo de alunos de diferentes idades que, através do diálogo aberto com os colegas, encontram o caminho para mudar a realidade de toda a comunidade escolar, com o enfrentamento a questões como bullying, preconceito, baixa autoestima, entre outros. “Sempre estou disposta a ajudar meus colegas no que for preciso para manter a união. Para mim, isso aqui é uma família”, disse a estudante.

De acordo com a vice-diretora e também orientadora do GAC, Simone Bocaiúva, o grupo se uniu pelas características individuais de cada um. “Eles se autoajudam e juntos encontram formas de ajudar aos demais estudantes”, disse Simone. O evento anual reunirá crianças e jovens de vários países que são protagonistas de projetos voltados para soluções criativas em suas escolas e comunidades.

Notícias Relacionadas