IAT é finalista do Prêmio A Rede Educa 2016

O Instituto Anísio Teixeira (IAT) é finalista do Prêmio A Rede Educa, promovido pela revista A Rede, uma das principais publicações do País sobre tecnologia e educação e que se configura como um dos mais importantes prêmios do segmento educacional no Brasil. O IAT chega à etapa final em três categorias. O programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais – Rede Anísio Teixeira é finalista na categoria especial Recursos Educacionais Abertos. Já o Blog do Professor Web e da Professora Online e o Ambiente Educacional Web (AEW), são finalistas nas categorias Mídias Sociais e Plataformas Educacionais, respectivamente.

Conheça os projetos finalistas

Mais de 220 projetos de instituições públicas e privadas concorreram ao prêmio, sendo que apenas 85 obtiveram a pontuação necessária para chegar às finais. Os três vencedores de cada categoria do prêmio só serão conhecidos em outubro, mas para Yuri Wanderley, coordenador da Rede Anísio Teixeira, responsável pelo AEW e pelo Blog, chegar à esta etapa já é um resultado expressivo. “Ter nosso Programa na relação de finalistas, e em três categorias, representa uma grande conquista para o nosso Instituto e para a educação de nosso Estado e para a região Nordeste. Também representa o reconhecimento e o potencial dos nossos modelos de apropriações tecnológicas na educação”, afirmou Yuri.

Para o diretor-geral do IAT, Severiano Alves, é impossível pensar numa educação distante da tecnologia. “Hoje a tecnologia está presente nos lares e, também, nas escolas. Por isso, precisamos estimular e fazer com que os nossos educadores e estudantes se apropriem destas tecnologias para fortalecer o processo de ensino e de aprendizagem e façam da escola um ambiente ainda mais dinâmico”, disse Severiano.
 

Rede Anísio Teixeira - O Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais – Rede Anísio Teixeira desenvolve ações de formação, produção e compartilhamento de Mídias e Tecnologias Educacionais Livres. Busca estimular a participação e a construção de vínculos entre professores e estudantes, por meio de processos educacionais lúdicos, autorais e cooperativos. Entre as principais ações da Rede, estão o blog do Professor Web e Professora Online, a Tv Anísio Teixeira e o Ambiente Educacional Web, que já soma mais de 4 mil conteúdos educacionais livres, produzidos ou catalogados por professores da rede estadual de ensino.

Prêmio A Rede Educa - Em sua 9ª edição, a iniciativa visa reconhecer, divulgar e estimular projetos em que as tecnologias de informação e comunicação (TICs) apoiem processos de ensino e aprendizagem, formais e informais. A premiação contempla as seguintes categorias: Mídias Sociais; Aplicativos; Games; Programação; Formação de Professores; Plataformas Educacionais; Infraestrutura; Gestão; e Educação a Distância (EAD). Além disso, é concedido um Prêmio especial para iniciativas que envolvam a produção e/ou a utilização de Recursos Educacionais Abertos (REA) e também um Prêmio Destaque de Inovação para uma startup que desenvolva produto ou serviço de tecnologia digital para aplicação em educação.

Notícias Relacionadas